Teoria do Não-Objeto, de Ferreira Gullar
“Quando os pintores impressionistas,
deixando o atelier pelo ar livre, procuraram apreender o objeto imerso na
luminosidade natural, a pintura figurativa começou a morrer”
“Cada vez mais o objeto representado
perdia significação aos seus olhos, e em consequência disso o quadro, como
objeto, ganhava importância”
“Evolução coerente do espago representado para o espago real, das formas representadas para as formas criadas”
“Trata-se de um esforço do artista para libertar-se do quadro convencional da cultura”
“A obra aparece pela primeira vez livre de qualquer significação que não seja a de seu próprio aparecimento”
“O não-objeto não representa nada, mas apenas se apresenta"
“Se o objeto está num extremo da experiência, o não-objeto este no outro, e o objeto representado está entre os dois, a meio caminho”
“A pintura não-figurativa, embora realize um grau maior de abstração, ainda se mantém presa ao problema da representação do objeto”
“Essa transformação especial é a própria condição do nascimento do não-objeto“
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