Concretismo Russo
O Concretismo Russo foi um movimento artístico que surgiu na época da Revolução Industrial, da Primeira Guerra Mundial, da Revolução Russa e da consequente ascensão do socialismo. Assim, essas obras denotam um teor político além de terem sido influenciadas pelo futurismo. Foi uma arte caracterizada por romper com o passado tradicional, explorando a tridimensionalidade, o relevo, o objeto industrial, a fotografia, a tipografia e a moda para expressarem os ideais do movimento.
Um dos principais artistas do movimento foi El Lissitzky, que criou obras que passavam a sensação de movimento devido à hierarquia das letras explorada tanto em diferentes tamanhos como em diferentes cores, com sobreposição e a justaposição de camadas, uso de cores que remetiam à bandeira do socialismo, uso da assimetria e da simetria e uso de formas geométricas.
FOTOMONTAGENS
DIE KUNSTISMEN LES ISMES DE LART ISMS - CAPA DO LIVRO DE EL LISSITZKY E HANS ARP
EVERYTHING FOR THE FRONT! EVERYTHING FOR THE VICTORY! - 1942 - EL LISSITZKY
CÁLCULO BÁSICO - 1928 - EL LISSITZKY
PRODUCTION CLOTHING FOR ACTOR NO. 5' IN FERNAND CROMMELYNCK'S PLAY "THE MAGNANIMOUS CUCKOLD" - LIUBOV POPOVA
CAPA DO FILME "L'HOMME À LA CAMÉRA" - 1929 - DZIGA VERTOV
Estética Tropicalista
Em relação à Estética Tropicalista, um dos principais artistas foi Rogério Duarte, cujas obras exploravam a sobreposição de camadas, uso de cores quentes e vibrantes, simetria e assimetria, equilíbrio, enquadramento e hierarquia com o uso de diferentes estilos tipográficos assim como tamanho e cores
Comentários
Enviar um comentário